terça-feira, 24 de agosto de 2010

Borrachas provenientes do petróleo

Em 1955, foi possível obter, artificialmente, uma estrutura similar à da borracha natural (poli-isopropeno). Mas há uma substância que pode ser obtida do petróleo em quantidades maiores que o isopropeno e, portanto, a um preço menor: o buta-1,3-dieno (butadieno), que se destacou por sua grande semelhança à borracha natural.


 

Um polímero normal é aquele fabricado a partir de um único monômero. Quando o polímero é fabricado a partir de mais de um monômero, ele é chamado de copolímero. O butadieno, copolimerizado com o estireno, fornece a mais importante das borrachas sintéticas que, após a vulcanização, é largamente empregada na fabricação de pneus. Essa borracha é chamada de SBR, GRS ou Buna-S.



Já a copolimerização do Butadieno com acrilonitrila gera a borracha nitrílica, conhecida como NBR, GNR ou Buna-N, que fornece impermeabilidade e durabilidade aos tecidos. Como não se deteriora pela ação dos derivados do petróleo, a borracha nitrílica pode ser usada para confeccionar vários objetos resistente aos solventes derivados de petróleo, como sola de sapato, vedações, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário